Gastronomia Azoriana

Food in Azores 

     Este vai ser um dos primeiros post sobre a comida nos Azores, sim pois comida de boa qualidade não falta na minha região, desde os doces conventuais ate as tradicionais pevides nas touradas locais. Aqui tudo tem o seu prepósito mas só as pequenas ilhas tem o seu sabor como o queijo mais apreciado de Europa com historias vindas de estudantes acadêmicos ate as queijadas da Graciosa quem não leva uma na bagagem só pode ser impossível aquele doce aquele crocante mas emfim vamos começar pelo inicio.
     Pelo inicio vamos começar portanto a ilha de São Miguel com o seu cozinhado das furmas ( ou seja uma especie de gazers). Alguns dizem que a coisa mais terra e deliciosa que comeram outros só dizem que o cheiro e intenso pois o seu processo vem da natureza sem exploração nem qualquer tipo de pegada humana só por o cozido dentro das crateras da furmas e fechar, ate a hora de realmente estar tudo pronto para confeccionar.
Resultado de imagem para dona amelia terceira    
Dona Amelia com seu açúcar predifinado.
      Pelo meio temos a minha ilha, a ilha Terceira com a sua queijada a Dona Amélia com uma historia que ainda vem do tempo dos reis e rainhas. A minha ilha tinha e ainda tem um dos melhores porto (Porto Pipas em Hangra Do Heroismo) para embarcar as naus que vinham da índia naquele tempo, então a rainha Dona Amélia veio a ilha mais a sua corte real e os terceirenses queriam ser bem falados então queriam um doce que sabe-se bem a todas as pessoas da corte tinha que ser algo que depois de um tempo a pessoa ainda não tive se fome, assim criaram a queijada Dona Amélia em sua honra e essa queijada esta cheia de especiarias pois antes eram poucas as pessoas que tinham as especiarias porque eram caras assim tudo se fez e ainda se pode encontrar em qualquer ponto da Ilha.
        Ainda falando da Ilha terceira vou fazer um post para casa freguesia pois cada uma tem a sua beleza natural.
Resultado de imagem para queijo vaquinha terceira
Uma tabua de queijo dada a provar aos visitantes do
estabelecimento regularmente. Queijo Vaquinha
          Continuando com a minha ilha temos queijo sim com tantas vaquinhas livres e felizes temos que ter queijo do bom e do melhor sim o Queijo Vaquinha uma da nosso arquipélago que tem varias qualidades desde o queijo picante ate o mais cremoso portanto temos queijo para todos os gostos e paladares.



            Por falar em queijo vamos passar para São Jorge uma ilha cheia de trilhos pedestres na sua natureza, mas para alem disso temos o seu queijo, sim o queijo aqui e um dos melhores, havia um estudante da ilha terceira a estudar em Coimbra e então ele tinha amigos de outros lugares da Europa como por exemplo frança e italiana que também tem queijos maravilhosos e então o nosso estudante levou o queijo de São Jorge e todos provaram os queijos uns dos outros e o mais apreciado foi o queijo de São Jorge  ate pelos italianos, assim posso provar que tenho o melhor queijo mesmo aqui perto de min.          
Resultado de imagem para queijada da graciosa
Queijada da Graciosa com o seu selo de certificado dos Açores.
             Agora vamos passar a outra ilha, a ilha da Graciosa  so pelo nome e bonita mas esta ilha tem a sua própria queijada com o nome da ilha feita com o seu creme no centro e por fora um crocante inesquecível de provar que ate da do comer.














Visit Azores Terceira Island 

                         São Jorge Island 

                       Graciosa Island




Comentários

  1. Boa tarde,
    Como autora da imagem onde consta a queijada D. Amélia, agradeço que coloquem a fonte de onde a retiraram, mais especificamente o meu site: www.foodwithameaning.com.
    Se decidirem não o fazer terão de retirar a imagem desta publicação. Atenciosamente. Patrícia Cheio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas